As tartarugas marinhas, assim como todos os outros seres vivos, fazem parte do ecossistema e, se originaram a partir de formas primitivas. Estas formas primitivas evoluíram e, se estavam aptas foram se mantendo nos ecossistemas. De outra forma se extinguiriam.
Esta sobrevivência esta relacionada a interação com outras espécies, que também se tornam dependentes umas das outras.
As tartarugas marinhas fazem parte de toda uma cadeia alimentar e, que, se um dos elos for excluído, todo um desequilíbrio ecológico pode e vai acontecer! Afetando direta ou indiretamente a existência de outros seres!
Na natureza as tartarugas são controladoras de populações de águas-vivas, corais, pequenos peixes, algas e etc. Por outro lado são alimento na fase adulta de tubarões e, na fase jovem de aves, caranguejos, polvos, pequenos mamíferos, répteis, entre outros.
Só para se ter ideia de um possível dano ambiental que poderia afetar o homem: Tartarugas são um dos poucos animais que se alimentam de águas-vivas. Se todas fossem extinguidas, a longo prazo, as praias estariam superpovoadas por águas-vivas, o que tornaria o banho de mar impossível, já que estes animais podem causar sérios danos a população!
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Começa temporada 2012/2013: tartarugas marinhas voltam às praias para desovar
Até março próximo, as fêmeas de quatro das cinco espécies que ocorrem no Brasil retornam às praias em que nasceram para depositar seus ovos - a tartaruga verde (Chelonia mydas) se reproduz de dezembro a julho, nas ilhas oceânicas. As bases do Tamar em áreas de desovas no litoral (Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio de Janeiro) estão a postos para intensificar o trabalho nas praias e no mar. Outras bases, como as do Ceará, São Paulo e Santa Catarina, ficam em áreas de alimentação, passagem e descanso das tartarugas marinhas.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Onde posso encontrar tartarugas marinhas em seu habitat natural?
Em praias de litorais brasileiros.Muitas tartarugas marinhas tambem podem ser avistadas nas temporadas de reprodução.Nas praias de Ubatuba e Fernando de Noronha há grandes possibilidades de avistar tartarugas marinhas em seu habitat natural.Outros lugares em que há tartarugas marinhas é em Cabo Verde,onde as tartarugas marinhas são muito respeitadas pela sua constante presença no local.
Você também pode vê-las em reservas naturais marítimas,mas com autorização.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Tamar solta em dezembro o filhote de tartaruga marinha número "15 milhões"
" E vamos continuar nessa luta por mais 33 anos ou até quando for preciso”, diz Guy Marcovaldi, chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
E para comemorar essa façanha:
Venha comemorar com o projeto TAMAR seus 33 anos!
Data: 14/12/12
Local: Na sede nacional do Centro, na Praia do Forte, na Bahia
Assinar:
Postagens (Atom)